Como ter mais segurança contra vírus no seu computador?

Spread the love

Os vírus, infelizmente estão aí para pôr à prova a segurança do seu antivírus. Não é à toa que esta ferramenta, quando instalada em seu computador precisa passar por inúmeras atualizações.

Afinal, os vírus surgem tão rápido quanto as próprias empresas de segurança estão empenhadas em criar defesas para eles. E, assim, você também precisa contribuir para que a eficácia deste software tenha efeito.

Como?

Através de atitudes simples que podem ajudar a fazer com que as ameaças da internet sejam amenizadas no momento em que você a acessa. E algumas dessas atitudes são bem simples.

Quer saber quais são elas? Então leia este artigo. Nele vamos dar algumas dicas e sugestões que vão ajudar você (e seu antivírus) a aproveitarem o melhor que a internet pode oferecer com segurança.

Tenha um antivírus, firewall e antispywares trabalhando em conjunto

O antivírus sozinho pode dar conta de uma grande quantidade de problemas advindos da internet, mas, acredite, existem coisas que passam por ele.

E é por essa razão que é preciso ter sempre atualizados tanto antivírus, quanto firewalls. Já que o primeiro é uma das principais linhas de defesa do seu computador e precisa ser bem escolhido de acordo com as suas necessidades.

Cabe lembrar que, embora os modelos gratuitos sejam bastante úteis, as versões pagas de antivírus são as mais indicadas para quem deseja uma proteção superior.

Já o firewall é o responsável por expulsar arquivos maliciosos ou suspeitos antes que ele entre em contato com a máquina. Mesmo que o firewall falhe em expulsar o arquivo suspeito, é parte do trabalho do antivírus eliminá-lo.

Cabe ainda salientar a importância dos antispywares, que são responsáveis por executar as varreduras e eliminar, obviamente, os spywares. Estes, são programas deixados por hackers para coletar informações importantes do usuário.

Sistema Operacional atualizado

Uma dica bem simples, é manter o seu sistema operacional atualizado para evitar que hackers consigam ter acesso às informações do seu computador.

Por isso, evite o uso do seu computador desatualizado em rede.

Atualizar o sistema operacional é bem simples e pode ser feito tanto automaticamente pelo próprio computador, como pelo usuário.

Hábitos saudáveis em rede

 Evite acessar links desconhecidos, essa é a melhor maneira de se evitar que o seu computador seja invadido. Muitas vezes confiamos na segurança oferecida, por exemplo, por nosso e-mail.

Quando na verdade muitos dos links maliciosos podem chegar por ele. E, aqui, cabe salientar que um bom antivírus até pode bloquear a entrada, mas precisa que você tenha o bom senso de não clicar em links suspeitos.

Outra informação importante que não pode ser enviada por e-mail, são senhas ou mesmo dados importantes, pessoais e intransferíveis.

Através da sua senha, um hacker pode invadir o seu sistema e causar grandes prejuízos.

Para evitar que você seja um alvo fácil, evite utilizar senhas óbvias ou repetidas em cada site ou rede social. Essa é a maneira mais fácil de fazer com que você esteja minimamente protegido contra invasões.

Downloads

Os downloads são grandes responsáveis pela inserção de vírus nos computadores. O uso de determinados programas obriga que o usuário tenha que recorrer aos downloads e é aí que mora o perigo.

Para evitar que o download seja prejudicial, é importante saber quais são todos os softwares adicionais que o programa indica ao instalá-lo

Por isso, evite aceitar tudo durante esse processo – mesmo que não contenham malwares, esses itens adicionais podem comprometer o desempenho da sua máquina, deixando-a vulnerável.

Por essa razão, o melhor a se fazer é usar sites de confiança para download de arquivos – o que ajudará bastante no trabalho do seu antivírus na hora de proteger o seu computador.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal comentar abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!